Image Map

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Por que as unhas ficam amareladas?

Alguma vez vocês já ficaram com as unhas amareladas depois de tirar o esmalte? Isso nunca tinha acontecido comigo até semana passada. Eu passo base nas unhas religiosamente e quando fui retirar meu esmalte percebi que elas estavam completamente amarelas. Tudo bem, eu estava usando esmalte vermelho mas ai surgiu a dúvida, por que realmente isso acontece? Por que as unhas ficam amareladas?


Quais são os motivos que podem fazer com que o esmalte manche as unhas?

-Falta de base: 
A função da base não é apenas fortalecer as unhas e fazer com que a cor dure mais tempo, ela também auxilia na proteção contra os pigmentos existentes nos esmaltes. No entanto a grande maioria falha nesse quesito. 

-Unha porosa: 
Ninguém tem a superfície das unhas completamente lisa, porém algumas pessoas tem a porosidade maior do que outras, o que faz com que os pigmentos dos esmaltes entrem nesses pequenos poros e os deixem manchados. Quanto mais porosa a unha, mais difícil de remover o amarelado causado pelos corantes.

-Esmaltes vermelhos:
Os esmaltes vermelhos apresentam óxido de ferro em sua composição. Esse componente possui uma cobertura tão boa que acaba atravessando a camada da base e grudando nas unhas, deixando-as amareladas. 

Então, como evitar o amarelamento?


-Dê uma polida:
Polir as unhas de vez em quando é bom, deixando a superfície mais lisinha, sem imperfeições, porém tomem cuidado. Polir de mais as unhas fazem com que elas fiquem mais finas e eventualmente mais frágeis. Dê um intervalo de pelo menos 1 mês entre um polimento e outro.

-Unhas descansadas:
Não troque sempre de esmalte sem deixar suas unhas darem uma descansada. Deixe-as respirar por 1 ou 2 dias. 

-Intercale os tons:
Não use apenas esmaltes escuros, aposte também nos mais claros e quando possível intercale os tons. Essa técnica é ótima para evitar manchas.

Como deixar suas unhas lindas novamente?


Existem diversas dicas caseiras na internet de como remover o amarelado das unhas. Os principais produtos usados para realizar essas receitas são o bicarbonato de sódio, água oxigenada volume 10, pasta de dente e até limão. Eu não sou muito fã dessas misturas e confesso que tenho um pouco de medo de não dar certo e acabar com minhas unhas então eu prefiro aquele bom e velho método da espera. Você espera até que o amarelado resolva sair. Muito simples, fácil e evita o desgaste das unhas. Outra dica é dar uma lixadinha na superfície, fazendo com que o amarelo desbote mais rápido.

Suas unhas já ficaram amareladas? Qual cor de esmalte vocês estavam usando quando isso aconteceu?

Fotos montagem: Isabela Martin

Nenhum comentário:

Postar um comentário